|
Tenho saudades do PT... |
|
RUBEM ALVES |
ESTOU TRISTE .
Perdi
as esperanças.
Escrever, que sempre me foi um motivo de alegria,
agora
é coisa que faço me arrastando.
Penso que
o melhor seria parar de escrever.
Vinicius
se referia à sua "inútil poesia".
Poesia é inútil.
Os
poetas são fracos.
As fórmulas dos demagogos são mais palatáveis. Escrevo inutilmente.
Minhas
tristezas são duas.
Hoje escreverei inutilmente sobre a primeira: minha desilusão
com o PT.
O nascimento do PT anunciou
a possibilidade
da esperança:
fazer
política de um outro jeito, combinando ética, inteligência e a opção
preferencial pelos pobres.
O PT fazia lembrar os profetas
do Antigo Testamento que denunciavam os ricos
que exploravam os trabalhadores
sem jamais fazer alianças
espúrias.
Aí o
rosto do profeta começou
a apresentar
rachaduras...
Era a ocasião do plebiscito para decidir entre presidencialismo,
parlamentarismo ou monarquia.
O Lula e
o Genoino eram a favor
do
parlamentarismo.
As bases do PT foram consultadas.
E elas votaram pelo presidencialismo.
O Genoino engoliu o sapo e se calou.
Fez silêncio obsequioso,
como diz o cardeal Ratzinger.
Mas
o Lula não demonstrou desgosto.
Engoliu o sapo que as bases lhes impunham como se fosse uma rã
frita com arroz e se tornou
loquaz em
defesa do presidencialismo...
Fiquei
estupefato, curioso sobre os processos mentais que operavam na sua cabeça
para que se
esquecesse com tanta facilidade
das convicções de véspera.
Como psicanalista, eu ignorava
qualquer caso
de amnésia parecido.
Intrigou-me clinicamente a forma como funcionava a cabeça do
profeta, tendo-se em conta que não há caso na literatura religiosa de profeta
que amoldasse suas convicções
em
obediência às bases...
E então me perguntei: "O que é mais terrível?
Ser silenciado pela violência de um ditador inimigo ou ser
silenciado por ordem dos companheiros?" Ah!
Também os companheiros
podem ser
repressores...
A unidade
do partido exige que todos brinquem
de "boca-de-forno": todos têm de pensar igual.
O diferente
é expelido. Como na igreja.
Compreendi que eu nunca poderia me
filiar ao PT porque, se há uma coisa que prezo,
é a liberdade
para dizer o que penso,
ainda que eu seja o
único a dizê-la.
O tempo passou. Veio o escândalo
do "caixa
dois" do PT.
O profeta, que afirmou ignorar tudo, deveria
ter falado palavras
de fogo contra os corruptos.
Ao contrário, num fórum internacional,
na França, não só
admitiu o fato como também
o justificou:
isso é normal no Brasil...
Agora, o inimaginável: uma fotografia
do presidente Lula
cumprimentando sorridente
o possível
"companheiro" Orestes Quércia.
Anunciava-se ali o início de um possível noivado... Para
aumentar o meu espanto hoje,
quando escrevo,
vi uma foto do presidente Lula alegre e sorridente apertando a mão
do "companheiro" Newton
Cardoso,
famoso
ex-governador de Minas Gerais.
O profeta brinda com os falsos profetas...
De fato, só pode ser um caso de amnésia...
Os meus queridos amigos petistas
que me perdoem.
Meu estômago tem limites. Há um ditado que diz:
"Pássaros com penas iguais voam juntos..."
Concluo logicamente:
"Se estão voando juntos é porque
suas penas são
iguais".
Vocês não têm saudades do PT.
Eu tenho.