08/02/2007 - 14h37
Para OAB,
plebiscito deve servir à democracia, não ao autoritarismo
O presidente da
Comissão de Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da OAB
(Ordem dos Advogados do Brasil), Fábio Konder Comparato, criticou nesta quinta-feira documento divulgado
por um grupo de deputados federais do PT de São Paulo que defende poderes para
o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocar
plebiscitos sem autorização legislativa.
"Os instrumentos de democracia direta e participativa são meios de
controle da ação dos governantes pelo próprio povo; eles não podem se tornar
formas de legitimação populista para instauração de governos
autoritários", disse.
Para Comparato, a proposta dos deputados petistas
"mostra a urgência de serem aprovados os projetos de lei apresentados pela
OAB ao Congresso Nacional, autorizando a convocação de plebiscitos pelo próprio
povo ou por comissões qualificadas do Poder Legislativo".
O membro da OAB disse que os projetos já apresentados ao Congresso pela OAB sobre
plebiscito, referendo e lei de iniciativa popular, incentivam a democracia
direta e participativa, diferentemente da proposta do grupo de deputados
petistas paulistas, que tende ao autoritarismo.
Segundo a entidade, um dos trechos do documento do grupo de parlamentares
petistas, divulgado há dias, afirma: "Se o presidente da República pode
editar medidas provisórias cada vez mais sob o crivo de críticas por seu vezo
autoritário, por que não pode ele, sem este vício originário, convocar
plebiscitos sem autorização legislativa para decidir questões de grande alcance
nacional?".