Prezados amigos
Estamos nos unindo em todo o
Brasil para iniciar uma cruzada pelo fim do exame da ordem.
Chega de termos o nosso direito
de exercer a profissão na qual nos formamos escamoteado pela instituição que
deveria dar suporte e apoio a todos os bacharéis em direito que ingressem na
atividade da advocacia.
O exame da ordem não afere
conhecimento de ninguém. A maneira como é aplicada a prova extrapola critérios
de avaliação. Se a OAB está tão preocupada com a qualidade dos advogados, por
que ela mesma não fornece meios de qualificação aos advogados, abre cursos de
especialização nas diversas áreas de direito, realiza cursos de atualização
sobre matérias de direito, pois o direito muda todo o dia, e assim a OAB estará
realmente demonstrando preocupação com a qualidade dos advogados.
É um absurdo a maneira como
somos tratados por esta instituição que visa fazer reserva de mercado e
enriquecer cada vez mais aqueles escritórios e advogados que freqüentam a
mídia, além de enriquecer cada vez mais os donos de cursinhos preparatórios
para o exame da ordem.
Amigos! Imaginem quanto é a
receita da OAB em nível nacional, somente com inscrições para o exame. É uma
fortuna, é uma fonte inesgotável de receita.
Mas enfim, amigos. Nossa hora
chegou, a atual geração de bacharéis em direito tem a responsabilidade de mudar
essa estória, vamos nos mobilizar em defesa dessa idéia, o momento é propício,
pois temos o apoio do Deputado Federal Max Rosenmann
com seu projeto de lei nº 5801/2005 que tramita na
Câmara dos Deputados e também com o apoio do Senador Gilvam
Borges com o PLS nº 186/2006 que tramita no Senado,
além das denúncias de falcatruas que estão vindo à tona, que envolvem o exame
da ordem
Pois bem caríssimos,
formaremos núcleos universitários, estudantes, bacharéis, simpatizantes pela
causa, enfim, todos aqueles que querem ajudar a derrubar esta barbaridade.
Vamos sair às ruas com movimentos sociais pedindo o fim do exame, vamos pedir
apoio político, de intelectuais e de juristas que defendam esta causa.
Caríssimos, não vamos admitir
que pessoas como o Prof. Renan Lotuffo digam que os
bacharéis em direito no Brasil são uma PORCARIA (por.ca.ri.a s.f. 1.
coisa imunda; imundície. 2. coisa malfeita ou sem valor. Minidicionário
Luft - 20ª edição - editora Ática), eu
não me considero porcaria. Vamos fazer alguma coisa, nossa hora é agora, se não
lutarmos pelo nosso direito, então não seremos capazes de lutar pelo direito de
ninguém.
VAMOS LUTAR PELO NOSSO
DIREITO. VAMOS MOSTRAR PARA A OAB E PARA O BRASIL QUE NÓS SOMOS
VERDADEIROS ADVOGADOS DO BRASIL!
Gostaria de transcrever um
trecho do hino Rio-Grandense que eu particularmente
acho muito adequado a essa situação.
"...mas não basta pra ser livre, ser forte,
aguerrido e bravo, povo que não tem virtude, acaba por ser escravo..."
Movimento pela Inconstitucionalidade do Exame da
Ordem – RS
07.07.2007
Alex Martin