Prezado
Professor Fernando Lima:
Há muito
tempo leio seus artigos e admiro a sua coragem,
sua sensatez e o seu bom senso.
O senhor e
o senador Gilvam Borges são os únicos brasileiros que têm coragem de
enfrentar a OAB. O mesmo não se pode falar do senador Magno Malta e
do Ministro da Educação que apóiam esse exame injusto, que não avalia
ninguém. Confesso que fiquei desapontada ao ler no seu site que o senador Magno
Malta deu seu parecer pela continuidade do exame de ordem e que o
Sr.Fernando Haddad apóia essa imoralidade. Aliás, não só eu, mas milhares
de bacharéis que estão impedidos de exercer a profissão que escolheram.
Esse exame tem
tirado a tranqüilidade de muitas famílias. Eu pertenço a uma delas.
Sou mãe de uma
bacharel que foi uma aluna excelente, uma estagiária competente (posso provar)
e, no entanto, já fez o exame quatro vezes e não obteve êxito. É bom lembrar
que em todas as vezes passou na primeira fase, porém não conseguiu passar na
segunda fase. Fica tão nervosa, é compreensível, que não consegue mostrar
seus conhecimentos.
Essa pessoa de
quem falo, além de bacharel é assistente social, fala dois idiomas, fez
vários cursos extra-curriculares, foi aprovada para fazer especialização em uma
das melhores faculdades de um país que não vou citar, foi aprovada para
fazer estágio em prefeitura de um grande Estado e na Escola de Magistratura do
Trabalho, tem uma grande bagagem cultural. Será que ela não tem
capacidade exercer a profissão que escolheu?
Mas isso agora
não tem muita importância, porque neste momento ela luta contra uma profunda
depressão, que adquiriu por conta desse maldito exame. Fico imaginando quantos
bacharéis devem estar passando pelo mesmo drama.
Os colegas de
faculdade e até alguns professores de cursinho que ela já freqüentou ficam
revoltados com essa situação, porque sabem do seu potencial.
É revoltante
para uma mãe ver uma filha, que era alegre e cheia de vida, chorar o dia
inteiro e totalmente apática.
A OAB não perde
por esperar, porque eu vou fazer com que o Brasil inteiro tome conhecimento
disso. Vou me juntar a outras pessoas, procurar emissoras de televisão e
mostrar o que esse exame fajuto está provocando. Não tenho medo da OAB.
Esta entidade
fala com orgulho dos altos índices de reprovação, ofende os bacharéis apelidando-os
de porcarias e incompetentes, mas não fala das falcatruas e dos escândalos em
que supostamente alguns dos seus dirigentes estão envolvidos, não
fala do erro primário que o presidente da OAB-SP cometeu quando teve um mandado
de segurança indeferido por inépcia. Será que esses senhores têm ética e
competência para serem advogados? Será que eles passariam no exame? Onde estão
as autoridades deste país que não impedem esse absurdo? Por que não fazem
com que a Constituição seja cumprida? Até quando vamos engolir as
injustiças patrocinadas por algumas pessoas neste país?
Acho hilário a
OAB convocar a sociedade para movimento cívico contra a corrupção e as
injustiças! É brincadeira!!
Desde já,
agradeço a sua atenção.
Mãe desesperada.