Faculdade
de Direito só para negros
Juiz de Direito
da 2ª Vara Cível de Juiz de Fora (MG).
Site: www.artnet.com.br/~lgm
O Consultor
Jurídico (www.conjur.com.br), na edição de 04/07/2007, divulgou uma nota
intitulada Conceito baixo - Apenas um curso dos 20 autorizados pelo MEC tem
aval da OAB:
O
Ministério da Educação expediu autorização para o funcionamento de vinte novos
cursos de Direito e reconheceu outros quatro entre os dias 26 de junho e 2 de
julho. Das faculdades autorizadas, apenas uma recebeu parecer favorável do
Conselho Federal da OAB: o da Faculdade Zumbi dos Palmares,
A
OAB defende a utilização do critério da necessidade social para a abertura de
novos cursos. O critério foi adotado pela entidade para recomendar a
autorização de funcionamento à Faculdade Zumbi dos Palmares, voltada para o
público negro
A
nota visa informar, basicamente, que a criação de cursos jurídicos de má
qualidade não tem a aprovação da OAB.
Todavia,
o que mais me chamou a atenção foi a criação de uma
Faculdade de Direito voltada para o público negro
Foi
aquela a única das 20 Faculdades a receber a aprovação da OAB, esta que se
baseou no critério da necessidade social.
Não
tive acesso ao parecer da OAB, mas acredito que tenha sido levada em conta a
intenção de oportunizar-se aos afro-descendentes maior
acesso à universidade.
Imagino
que o sistema de cotas não foi considerado suficiente para que os afro-descendentes
tenham as oportunidades que merecem com base no direito de cidadania plena.
Então,
entendeu-se de criar uma Faculdade só para os negros.
Algumas
pessoas talvez se alarmem pensando logo em separatismo, luta de raças,
desunião, revanchismo etc. Afinal, sempre pensamos que nossos privilégios devem
permanecer e que a ascensão social das outras pessoas representa um perigo para
nossos interesses.
Sinceramente,
penso de outra maneira: se é verdade que a imensa maioria dos negros não tem
acesso às universidades, nada mais justo que eles criarem sua própria
oportunidade, ao invés de, indefinidamente, aguardarem
a iniciativa governamental.
E
tomara que o exemplo paulista se multiplique para que muito mais pessoas negras
tenham acesso à cultura acadêmica, como, aliás, lhes é de direito.
E
outras Faculdades exclusivas também deveriam adotar o mesmo padrão, por
exemplo, Faculdades só para índios e Faculdades só para deficientes.
Em
resumo, o ideal de cidadania não pode ser letra morta, mera declaração poética
que jaz no seio da Constituição para enfeitá-la, mas sim deve ser praticada, vivida e consolidada no dia-a-dia. Os meios para
se alcançar esse ideal são vários. A iniciativa da Faculdade Zumbi dos Palmares
é um desses meios. Parabéns aos responsáveis por essa vitória da cidadania.