Em 04/07/07, NELSON J COMEGNIO_GOLDFINANCIAL
< comegnio@uol.com.br>
escreveu:
PREZADO HÉLIO:
Tenho acompanhado o belo trabalho com a finalidade de
extinção do exame da Ordem. Sempre fui contra o exame para o ingresso de novos
advogados porque os estudantes reprovados sabem mais direito do que aqueles que
militam pelo Brasil no dia a dia.
Esses meninos e meninas que terminam o curso de
Direito são submetidos a provas desumanas. Ficam marginalizados e sendo
explorados por diversos escritórios, que pagam às vezes R$ 400,00 por mês e
usam essas pessoas para preparar recursos, petições, andamentos forenses,
enfim, eles é que fazem a advocacia funcionar.
Gostaria que levasse em consideração uma proposta
simples: TODOS DEVERIAM FAZER OS EXAMES, INCLUSIVE OS ADVOGADOS MILITANTES, A
CADA SEIS ANOS. Essa reciclagem
é fundamental para a Advocacia. Todos devem estudar e se postar diante da prova
do conhecimento. Assim, depois de seis anos na posse da carteira, o advogado
deveria realizar novo exame mostrando que está ou se encontra atualizado para
continuar exercendo a profissão. Com raras exceções, hoje, os próprios
advogados não passariam no exame que eles mesmos projetam. Todos devem fazer
exames periódicos, inclusive os Desembargadores que se aposentam. Os advogados
e os novos formados teriam assim uma justa qualificação, porque todos estariam
sendo habilitados para exercer a profissão por mais seis anos e assim sucessivamente.
Isso se faz até para dirigir automóvel e assim seria justa essa conduta, o que
permitiria a todos demonstrarem seus conhecimentos, até para justificar a posse
dessa carteira.
Todas as profissões deveriam seguir esse critério,
assim acabaria a venda de carteirinhas, diplomas, facilidades, amizades, enfim,
essa é a postura certa porque mataria a própria corrupção e suas falsidades no
nascedouro.
Tente fazer um projeto de Lei que siga esse critério.
Assim você vai ver que os advogados por certo concordarão com essa postura
porque terão a oportunidade de mostrar à sociedade que estão aptos e
qualificados para exercer a profissão.
A própria OAB poderia fixar um número de vagas para
essas provas de reciclagem, como por exemplo, fixar o número de advogados em
500.000, como exemplo. Isso faria uma reserva natural de mercado para todos os
advogados. Hoje, querem reservar mercado para explorar aqueles que não passam
nos exames da ordem.
Com essa postura, não seria mais necessária nem a
fiscalização das Faculdades, porque todos teriam de realizar os exames,
concorrendo na reciclagem. Não existe nada mais injusto do que não permitir aos
próprios advogados realizar essa reciclagem porque aí sim podem demonstrar
desde logo aos seus clientes sua habilitação na reciclagem. O mundo é pura
concorrência.
Por certo, alguns advogados descuidados com sua
reciclagem vão dizer que isso é absurdo, porque sabem que não teriam a menor
chance de participar e serem aprovados nessas provas.
A OAB poderia realizar dois exames por ano e assim
sucessivamente. Nesses exames devem participar todos os advogados com mais de
seis anos de habilitação profissional junto com os novos pretendentes. Todos
assim iriam estudar e com isso diminuiria os absurdos que se vêem todos os dias
na advocacia. Essa postura eu penso ser dignificante para o advogado que se
submete à nova prova e com isso pode dar demonstração de que está atualizado e
atento ao dinamismo do direito. O que não é possível é um aluno ser aprovado
numa Faculdade, onde seus Professores são mestres e Doutores em Direito, para
depois se ver obrigado a se submeter a essas duras provas, idealizadas por
"advogados", com reprovações em larga escala.
Vamos dignificar a profissão: Todos devem estudar e
realizar provas a cada seis anos. Os que defendem a existência do exame da
ordem, por certo não ficarão chateados de realizar as provas a cada seis anos.
Você já imaginou um advogado formado em 1970 realizando uma prova em 2007 sem o
auxílio de um estudante de Direito?
Nelson José Comegnio
OAB/SP 97788-Advogado.
Prezado Dr. Nelson,Peço autorização para publicar na página:http://www.profpito.com/exame.htmlo seu texto referente à proposta do Exame de Ordempara todos os advogados, de 6 em 6 anos.Acho que vai servir para calar os defensores do Exame.Seria necessário, porém, que a OAB não tivesse ocontrole do Exame, sob pena de venderem a aprovação,como ocorreu agora em Goiás. Também seria precisomodificar a Constituição, no tocante à liberdade deexercício profissional, que aliás é cláusula pétrea,para que fosse fixado o número de "vagas", 500 mil.De qualquer forma, vale pela isonomia - se tem que serfeito o Exame, que seja para todos.Um abraço doFernando Lima