CARTA CONVITE

 

                                                                              Belém, 06 de junho de 2006

 

Excel. Sr.

Fernando Lima

Professor de Dir. Constitucional da UNAMA

 

O Centro Acadêmico de Direito Orlando Bittar – CADOB – vem, convidá-lo, na qualidade de palestrante, para compor a mesa com o tema “Movimento estudantil: Um balanço necessário”, palestra que faz parte do evento organizado pelos centros acadêmicos de direito da UNAMA, da FACI, da FAP e do CESUPA ,  a ser realizada no dia 19 de junho, no horário de 15 às 18 horas, no auditório do  Colégio Ideal , sendo destinado aos estudantes de Direito destas instituições.

 O II Pré-ENED tem por princípio informar e esclarecer os discentes das questões mais importantes que circundam temas sociais e jurídicos proporcionado-lhes acúmulo de informações que acreditamos serem indispensáveis aos acadêmicos de Direito. Em anexo mandamos o projeto de nosso evento.    

Certos de poder contar com a sua colaboração, agradecemos a atenção dispensada. Esperamos confirmação.

 

 Atenciosamente,

 

 

                         _______________________________

Thiago Negrão Leite

Coordenador-presidente do CADOB

 

 

PROJETO

PRÉ ENED 2006

 

Direito: novos rumos para a realidade

 

Auditório da FACI

Belém – Pará – Brasil

19 à 21 de junho de 2006

 

APRESENTAÇÃO:

 

O Ensino Jurídico assim como a educação superior como um todo tem passado por sérias dificuldades em nosso país. Hoje 70% dos estudantes universitários estão em Instituições Superiores Privadas e a falta de qualquer legislação que direcione o dever estatal de educação tem limitado um dos principais deveres do Estado como mero objeto de mercado, tal visão só tem prejudicado a conceito de tripé educacional, afastando as universidades de sua função precípua de modificação da sociedade.

A abordagem meramente mecanicista do mundo jurídico tem afastado os estudantes das discussões dos problemas sociais, etapa essencial pra formação de um operador do direito, que exerce um papel de interpretador da legislação, atingindo diretamente a vida da sociedade.

Nesse sentido, acreditamos que para alcançarmos o nosso fim, devemos trazer uma gama de pessoas e entidades para, num primeiro momento, abordar posicionamentos divergentes, mas não antagônicos, que posam levar aos participantes do encontro em tela, todos os lados que revestem os assuntos, sem qualquer interesse político ou outro que de qualquer forma, pudesse viciar o evento, na tentativa de restringi-lo a uma só linha de pensamento, num maniqueísmo ultrapassado e maléfico para qualquer tipo de ação de conjunto ordenada. 

Agindo assim, acreditamos que também estaremos estimulando a pesquisa informativa ao redor do Tema supramencionado em cada participante, pois não há luta, conquista ou reflexão, sem conhecimento e este só poderá ser alcançado através de estudos que transcendem as salas de aula e auditórios.

É, portanto, com a responsabilidade de sermos representantes de uma comunidade acadêmica e a preocupação com o caminho que vem tomando a sociedade, que nos sentimos com a obrigação de levarmos ao público uma reflexão mais social da atuação do Direito, saindo da visão mercadológica que move grande parte dos operadores da área jurídica atualmente. 

 

 

JUSTIFICATIVAS / OBJETIVOS :

 

Acima da motivação supramencionada, que na verdade paira acima de qualquer fim que possa rodear eventos como este, há dois principais objetivos que nos movem na realização deste encontro.

Em julho, na cidade de Campinas, ocorrerá o XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Direito – ENED, maior fórum de deliberação estudantil dos discentes da ciência jurídica. Dessa forma, entendemos que precedendo a este, será necessária uma espécie de preparação aos alunos que irão ao encontro, para que os mesmos possam ter maior acúmulo de informações a respeito dos temas tratados, para que assim possam participar de forma ativa e segura do mesmo. Daí, termos a preocupação de colocarmos exatamente os mesmos temas no evento e nos painéis em nosso encontro preparatório.

Sendo assim, como dito cima, temos dois objetivos mediatos a alcançar:

I – levar o máximo possível de informações aos estudantes que irão ao encontro nacional, dando-lhes maior respaldo quando da participação em debates e grupos de trabalho;

II – oportunidade aos que não irão ao evento nacional de também terem acesso às discussões que rodearão este, não os deixando a margem dos debates que hoje tomam conta do cenário do movimento estudantil do nosso curso, haja vista as inúmeras razões que possam inviabilizar a ida de um aluno ao ENED, inclusive impossibilidade financeira. 

 

 

ABRANGÊNCIA:

 

De acordo com a comissão organizadora, o Pré-ENED deverá contar com aproximadamente 600 estudantes e profissionais de Direito, que assistirão aos painéis, debaterão nos grupos de trabalho (gt´s) e participarão de mini-cursos e oficinas em espaços adequados, em auditório e salas de aula, cedidos pela Faculdade Ideal - FACI.

 

 

META:

 

a) painéis: proporcionam a exposição do pensamento do palestrante e o confronto direto com a opinião dos participantes do evento. Os palestrantes indicados (item 1.9), foram escolhidos pela Comissão Organizadora em reuniões exaustivas, objetivando dessa forma extrair os melhores nomes disponíveis para dissecarem os temas dos painéis a que forem designados.

b) grupos de trabalho: ao término de todos os painéis, ocorrerão os grupos de trabalho, que visam proporcionar o debate dos participantes a cerca da explanação dos palestrantes. O resultados dos gt´s, depois de sistematizadas pela Comissão Organizadora, serão compiladas em uma carta, significando o compromisso de cada Centro Acadêmico de cumprir o que nela estará escrito, do mesmo modo em que será encaminhada à Federação Nacional dos Estudantes de Direito – FENED.

c) oficinas e mini-cursos: em horário alternativo ao dos painéis, ocorrerão os mini-cursos e oficinas, espaço destinado a complementação do exposto pelos palestrantes e a introdução de novas palestras por pessoas ou entidades ligadas tema do encontro, além de da oportunidade para estudantes apresentarem trabalhos próprios relacionados ao evento. 

  

  

MÍDIA:

 

Tal divulgação tem como finalidade 03 (três) objetivos: congregar a participação dos estudantes  no Pré-ENED; divulgar amplamente os objetivos que norteiam a realização do encontro e, por fim; oferecer retorno aos parceiros que acreditarem e contribuírem para o êxito do evento.

 

Serão utilizados como instrumentos de divulgação do Pré-ENED:

 

 

 

 

PALESTRANTES/PAINELISTAS (PRÉ– CONTACTADOS)

 

 

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

 

CATEGORIAS

VALORES

ESTUDANTES

R$ 10,00

PROFISSIONAIS

R$ 20,00

 

 

CONTATOS:

Thiago Leite (CADOB/Unama): 884 25942

Bruno Carvalho (CADOM/ Cesupa): 8112 3149

Diego Ximenes (CADEO/ Faci): 8126 9395

Camil (CADOC/Fap): 88358631