Härter recebe integrantes do movimento dos bacharéis em Direito

http://www.al.rs.gov.br/ag/NOTICIAS.ASP?txtIDMATERIA=209868&txtIdTipoMateria=3

 

21.08.2008

 

Integrantes da diretoria do Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito(MNBD) - RS, Itacir Flores(presidente), Rejane Mattos Teixeira (vice-presidente), Gisa Moura(secretária) e Julhiana Rosa mantiveram encontro com o deputado Nelson Härter (PMDB), na tarde desta quarta-feira(20), em seu gabinete. O motivo da visita foi agradecer a iniciativa do deputado de propor a audiência pública para discutir a aplicação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os reflexos na geração de emprego, já confirmada para ocorrer no próximo dia 28, às 18h30min, no plenarinho, 3º andar. O pedido foi aprovado em reunião ordinária da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa (AL), na qual exerce a função de presidente.

 

A proposta de Härter atende inúmeras solicitações que recebeu originárias de muitos organismos, inclusive do próprio MNBD, tendo em vista a necessidade de que o assunto seja abordado com a amplitude que merece, fato que está previsto para acontecer na reunião do dia 28. Tal procedimento é fundamentado na constatação da existência de grande e expressivo contingente de bacharéis em Direito sem carteira da OAB e impedidos de exercer a profissão para a qual foram qualificados, no mínimo, em cinco anos de estudos acadêmicos. Atualmente, mais de dois milhões de profissionais diplomados não possuem acesso à carreira jurídica.

 

Para participação no evento, foram convidados os presidentes da OAB do RS e nacional; o Ministério da Educação; reitores e coordenadores de cursos de Direito das universidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul; estudantes; professores; magistratura; Procuradoria-Geral do Estado e demais entidades afins, além de representantes do MNBD. Segundo apurou, após a confirmação da audiência, muitos acadêmicos e bacharéis, oriundos de várias faculdades do Estado, já se organizam para acompanhar o encontro, considerado como de especial interesse e repercussão.