Demissão
de temporários é suspensa
Diário,
14.11.2007
NEGOCIAÇÃO
Resultado saiu de reunião entre a categoria e representantes do governo do
Estado
Está
suspensa a divulgação da lista de novos servidores temporários que seriam
distratados pelo governo do Estado hoje e na próxima sexta-feira (16). Esse foi
o principal ponto conquistado pelos temporários depois de tensa reunião entre
representantes do governo do Estado, liderados pelo chefe da Casa Civil,
Charles Alcantara, e o secretário de Governo, Carlos Puty, e uma comissão de
representantes dos servidores. A comissão foi recebida após um protesto em
frente ao Palácio dos Despachos, na rodovia Augusto Montenegro.
Cerca de 300 servidores temporários se concentraram desde 8h de ontem em frente
ao Palácio dos Despachos para protestar mais uma vez contra as demissões
promovidas pela administração estadual. Os manifestantes chegaram a bloquear o
trânsito em uma das pistas da rodovia pela manhã. Durante a reunião nas
dependências do Palácio dos Despachos, os temporários receberam o inusitado
apoio dos perureiros que aderiram ao protesto. Eles pediam a regulamentação da
atividade e a diminuição da violência a que estão submetidos no dia-a-dia.
Enquanto a reunião prosseguia, o que se ouvia em frente à sede oficial do
governo eram palavras de protesto, orações e até um culto ecumênico pela
“sensibilização” do governo do Estado com a situação dos temporários. “Temos de
apelar para tudo. Temos de garantir nossos empregos. Temos de ir à luta”, dizia
um dos manifestantes.
Como até 10h o governo não havia sinalizado com qualquer pessoa para dialogar
com os manifestantes, eles resolveram radicalizar. Com a chegada do servidor
Arlindo Borges, que usou um veículo oficial da Sedurb para impedir a passagem
de veículos, os temporários invadiram uma das pistas da rodovia Augusto
Montenegro. Pouco tempo depois, uma comissão de quatro servidores foi recebida
pelo chefe da Casa Civil, Charles Alcantara, e outros representantes da
administração estadual.
DENÚNCIAS
-
Durante a tensa reunião, Paulo Roberto da Silva, do Sindicato dos Servidores
Públicos da Fundação e Entidades Assistenciais e Culturais do Estado do Pará
(Sindfepa), apresentou a denúncia de que os temporários demitidos da Secretaria
de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) estariam sendo substituídos por
trabalhadores terceirizados.
O chefe da Casa Civil assegurou que a denúncia apresentada será investigada.
Alcantara acrescentou que seriam revistos os critérios adotados nas demissões
dos temporários das listas suspensas.
Ao final da reunião, ele assegurou que hoje o governo do Estado apresentaria,
junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), a prorrogação dos contratos em
andamento de temporários, até fevereiro de 2009. Isso em função do governo
estar cumprindo as metas estabelecidas pelo MPT. A publicação dos novos editais
de concursos públicos será um dos argumentos na reunião.
ASSEMBLÉIA - Miriam
Oliveira de Andrade, do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Pará,
considerou o resultado positivo, apesar de não terem conseguido reverter a
situação na Seter. Segundo Miriam, os temporários pretendem fazer um protesto
hoje na Assembléia Legislativa e na próxima terça-feira, uma assembléia da
categoria para definir as novas ações dos temporários.
Márcio
Sousa Cruz
SEAD
Estado vai nomear 835 concursados na
Seduc
O
governo do Estado deve divulgar nos próximos dias, através do Diário Oficial do
Estado, a nomeação de 835 novos servidores para a Seduc. Eles foram aprovados
em concurso público do ano passado. Com estes novos servidores, serão 4.666
nomeações feitas na atual administração. As nomeações atendem às exigências do
Ministério Público do Trabalho (MPT) na questão do distrato dos temporários. E
podem servir como argumento para que o Governo do Estado peça a prorrogação dos
contratos de temporários que ainda estão trabalhando na administração estadual
junto ao MPT.
Depois da publicação dos editais, no Diário Oficial, dos novos concursos
públicos para o Hemopa, Sespa, Ideflor e Seduc, a secretária de Estado de
Administração, Maria Aparecida Cavalcante, anunciou a nomeação de servidores
para a Seduc. “O número já é maior que as nomeações feitas nas gestões
anteriores”, destaca.
O total de nomeações, avalia a titular da Sead, mostra que o governadora Ana
Júlia está comprometida em “não protelar, como ocorreu em governos anteriores”,
o distrato de servidores temporários. Mesmo que gere insatisfação junto aos
servidores que estão sendo desligados da administração estadual, a medida
adotada pode dar uma esperança para quem ainda está com os contratos
temporários em vigência, salientou.
Como as nomeações acontecem à medida que os temporários estão sendo afastados,
a administração estadual cumpre um dos principais pontos do acordo celebrado
com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
CONCURSOS - Os editais
publicados na segunda-feira, 12, oferecem 17.942 vagas distribuídas nos
diversos níveis de escolaridade para os órgãos atendidos. Até 31 de novembro a
Sead deve liberar os editais para a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos
Humanos, Uepa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia,
Seel, Defensoria Pública e Sepaq.
Márcio
Sousa Cruz