DESABAFO
DE UMA VÍTIMA DA RESERVA DE MERCADO
Olá Fernando,
bom dia!
De todas as
frases, a mais estúpida e pretensiosa, a meu ver, é a abaixo transcrita:
"Esperamos
que a qualidade prevaleça, não podemos permitir que aquele estudante que se
matricula na instituição de ensino pensando na ascensão social não consiga lá
se formar e perceba que seu diploma não serve pra nada”, avaliou Britto. "
Nesta
declaração, ele deu o fundamento daquela minha proposta (ações de indenização,
responsabilizando o Estado, instituições, etc...).
Aliás, eles assim estão fazendo, em razão das argumentações e questionamentos
que estão sendo levantados..."Se eles não
participam da formação, não têm competência para julgar, ou colocar à prova os
conhecimentos dos bacharéis"...É o famoso tapa buracos.
Tenho saudade de
minha época de estudante de ensino fundamental e médio, à época, primário,
ginásio e colégio; cursei duas dessas fases em escolas públicas, pois
minha mãe, viúva, não podia pagar escola particular. Com 13 anos, comecei
a trabalhar, tendo por finalidade pagar o colégio técnico, cuja formação à época,
garantia empregos melhores. Mas minha base, obtida em escolas públicas, me
permitiram ajudar meu filho passar no vestibular de medicina, e o outro,
até hoje consigo ajudar a tirar dúvidas, e até mesmo, ensinar o que a escola
(paga), não consegue.
Iniciei a
faculdade de psicologia até o 3º ano, mas vi que não era minha praia; quando ia
prestar direito, engravidei de meu primeiro filho (foi uma gravidez
complicada); adiei meu projeto; depois resolvi sair de São Paulo, em
Relatei tudo
isso, para que você tenha noção da qualidade de ensino que tive, e da luta
que foi para eu conseguir meu diploma, que segundo o presidente da
OAB, "não serve pra nada" (palhaço!!!)...enquanto
isso, a OAB, em sua ganância, ela sim, promove os mais variados cursos (é só
entrar no site da OAB/SP), e conferir, depois vem dizer que a reprovação se
deve à qualidade do ensino superior?!...Me poupe, é só
olhar a suntuosidade dos prédios da OAB, principalmente nas grandes capitais, e
os movimentos ridículos que estão fazendo para ganhar a simpatia do povo...são
verdadeiros Lulas com Dr. na frente....mentirosos, politiqueiros, gananciosos e
manipuladores de massa!!!
A mencionada
ganância a que ele se refere, deve estar olhando seu próprio umbigo, pois para
resolver o problema das pretensas vítimas de maus advogados, ele teria
que começar pela questão moral dos advogados atuantes, pois já é sabido, que a
maioria das denúncias na OAB, contra advogados, se refere não à deficiência
técnica do profissional, mas à questão ética; aqueles que se apropriam
indevidamente do dinheiro de seus clientes; não impedir o exercício da
advocacia, como se vê, não é o bacharel em direito que causa prejuízo, afinal,
ele sequer atua; mesmo porque, moral é coisa que vem de berço e de exemplos, e
a julgar pelos últimos governos as maiores infrações éticas são cometidas por
políticos, e por eles próprios. Depois dizem que não se
trata de preocupação com o mercado.. tá
bom; e eu acredito em gnomos e duendes!!!
Dentre tantos
absurdos, você viu o fiasco do chamado movimento "Cansei"?...O
D'Urso, presidente da OAB/SP, está até gaguejando pra justificar tantas
críticas, até mesmo o presidente da OAB/RJ, entendeu tal movimento oportunista
e político...só cego não vê que a OAB, está buscando
penetrar o meio político para ganhar a força que está perdendo ante a opinião
pública.
Houve até um comentário
de que os termos "cansei" e "cansamos", é coisa de dondocas...(só rindo mesmo), a OAB está virando um circo,
onde cada um quer ser a atração principal no picadeiro...
Bem, fico por
aqui, desculpe o desabafo, mas o que relatei, é o que acontece com a grande
maioria das pessoas que ingressam na faculdade....muita
luta, para depois morrer na praia, em razão de dirigentes inescrupulosos, e
políticos sem visão!
PS: Em relação a
tudo o que estamos vendo, não só em relação à OAB, mas em setores importantes
da sociedade, lembrando daquela mensagem "O medo causado pela
inteligência", entendo que:
"Temos na
população brasileira mentes brilhantes, de inteligência latente, de
sucessos em potencial; mas infelizmente, temos um governo potencialmente
castrador, potencialmente poderoso, para manter silentes
estas mentes, afinal, não é assim que se manipulam as massas?...Pois
é, povo que pensa, é povo que dá trabalho, assim, seguem nossos governantes na
antiga política de pão e circo"
Desculpe, mas
hoje estou furiosa, leio certas notícias que me tiram do sério...
Só ressaltando,
sobre o tal movimento "Cansei", encabeçado pelo D'Urso - (a
cara bonita - o garoto propaganda da OAB/SP) , levou
a maior tábua do Lula (bem feito - ficou com a maior cara de tacho); não
conseguiu ter a audiência pretendida, aliás, sequer conseguiu marcá-la -
diga-me então, se a OAB não está perdendo prestígio?
PS nº 2: Oi Fernando, andei lendo algumas notícias e mensagens
em seu site, e numa delas, encontrei a seguinte frase:
"A mercantilização agressiva do ensino jurídico leva à
necessidade de manter o Exame de Ordem. Os dados são cruéis: dois terços
não vão chegar à profissão" - diz Braz Martins Neto, presidente da comissão
de exame da OAB-SP. ", em notícia
veiculada pelo jornal Diário de S. Paulo, em texto do jornalista Fábio Mazzitelli.
Gostaria que o sr. presidente da comissão de
exame da OAB respondesse às seguintes perguntas:
Quem vai pagar a
conta?
Onde eles
estavam, quando deviam ter atuado, para impedir (já que acham que é de
competência deles), a abertura de instituições de ensino pretensamente
despreparadas?
O acadêmico em
direito é também cidadão; onde eles estavam que não o defenderam?
Por que
permitiram que os acadêmicos fossem fraudados dessa forma? (no entender deles é
claro)
Preparando o
exame da OAB, e incentivando os tais cursos preparatórios com o aval deles?
(verdadeiras máquinas de fazer dinheiro, às custas das
reprovações no dito exame)
Oferecendo
cursos pelos sites da OAB?
Bacharel não é
cidadão?
Então, OAB,
vista a capa da cidadania, se coloquem na figura de paladinos da justiça se
quiserem, mas não venham me dizer que o exame qualifica,
que isso é passar atestado de burrice; e explico porque:
Quem qualifica,
são cinco anos de curso, que ao final, confere ao acadêmico o título de
bacharel, com o qual ele pode muito bem exercer a advocacia.
Última pergunta:
se o exame qualifica tanto, porque a OAB precisa do diploma
reconhecido pelo MEC para que o candidato preste o exame? Por que não
permite a qualquer um prestar tal exame, se passar está qualificado, não é
mesmo?
Que pena, não
podem né? Se não tiver o diploma de bacharel, a
tal carteira da OAB não serve nem para pegar ônibus!!!
Acorda OAB, quem
qualifica é a faculdade, e me desculpem, não existe vítima de bacharéis, existe
vítima de advogados, inclusive aqueles que passaram no exame, e a questão não é
técnica, é ética. (Sem generalizar, evidentemente, mas
pesquisas apontam que as denúncias à OAB, são em sua maioria, por estas
questões, e ética não se ensina com livros e palestra, está diretamente ligada
à moral; assim, comecem lutando pela educação de base, façam movimentos de
apoio junto à sociedade, para tirar crianças das ruas; movimentos que vão à raiz
do problema, educação de base, entre outros fatores, cobrem sim, mas cobrem de
maneira justa, não se coloquem como semi-deuses, todos têm um calcanhar de
Aquiles!!!
Dar aspirina
depois que se instalou a meningite não resolve nada, ao contrário, é um
paliativo que pode matar...
Fernando, hoje
meu filho veio para cá, não precisei viajar, por isso estou mais à vontade para
ler artigos, mas pelo pouco que li, já sei que o combate ao exame movimentará
milhares de bacharéis. Quando se espalhar pelo país, encontraremos respaldo até
nos políticos (de olho em eleições é claro - já pensou os milhares de votos,
que terá o político que derrubar o exame de ordem?...(pelo
menos, é assim que raciocinam nossos políticos)
Abraços