C
O M E N T Á R I O S
Bom dia
Fernando!
Como foi de
feriado? À propósito, parabéns pelo dia do
professor...desculpe o atraso, mas sincero.
Complementando
comentários à matéria veiculada pelo jornal o Diário de S. Paulo, e divulgada
pelo site espaço vital - comentários do
presidente da comissão de estágios exame de ordem do RS - sr.
Braz Martins, que assim declarou:
"Das cerca de 40 mil pessoas que concluem
anualmente um curso de Direito no Estado de São Paulo, só um terço dos
bacharéis vira "doutor", segundo dados da comissão do exame da OAB-SP, que regulamenta a profissão. Braz Martins.
O índice de aprovados de 30,43% do Exame nº 132,
realizado em julho, foi o maior das últimas 17 provas.
"- A mercantilização
agressiva do ensino jurídico leva à necessidade de manter o Exame de
Ordem. Os dados são cruéis: dois terços não vão chegar à profissão - diz
Braz Martins Neto, presidente da comissão de exame da OAB-SP. "
Comentários:
1º.
A mercantilização do ensino jurídico, não se
encontra nas instituições de ensino superior aprovadas pelo MEC, mas
sim, na "venda" dos bacharéis aos chamados cursos preparatórios para
exame de ordem, eles sim estão lucrando muito com as reprovações. É sempre
garantido, que os candidatos reprovados, prestarão o exame novamente (senão em sua totalidade, pelo em grade maioria, fora os recém
formados, que mantém constante o nº de bacharéis
prestando exame. ISSO SIM É MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO JURÍDICO!!!
Em dia do exame,
na entrada da entidade onde será realizado, é distribuído aos bacharéis um
jornal da OAB, que oferece inúmeros cursos preparatórios, pois todos sabem que dali, sairão aprovados, minguados 12% dos candidatos - esse
filão é disputado quase a tapas pelos donos de cursinho. Na semana posterior ao
exame, os candidatos reprovados, começam a receber ligações de alguns dos
cursos, oferecendo descontos na matrícula, para que o infeliz candidato
reprovado faça tal curso.
- Pergunta-se: - Como nossos telefones e e.mails caem nas mãos dos cursos preparatórios?
2º. Como pode ele, ter tanta convicção de que o percentual apontado se
concretizará; ou seja, como pode afirmar que 2/3 dos bacharéis não vão
chegar à profissão?
De duas uma, ou
ele está chamando os bacharéis de burros e incompetentes, OU A BOLA DE
CRISTAL QUE USOU PARA FAZER TAL PREVISÃO, TEM DADOS BEM PRECISOS - QUAL SERÁ A
FONTE?!!!
"Sem ela, o bacharel em Direito não assina nem petição. Hoje, são
realizados três exames da OAB por ano. As datas são unificadas; o conteúdo,
não. Até o início dos anos 90, havia limite de participações. Atualmente, o
bacharel pode tentar quantas vezes quiser. A inscrição custa R$ 120,00. O
próximo Exame de Ordem no RS será em ainda não tem previsão.”
Comentários:
1º
- Pois é...a quaiis bacharéis ele está se referindo? -
A pergunta é pertinente, porque existem milhares de bacharéis em direito,
postulando em juízo sem a carteira de ordem.
- Então; como é
possível, o bacharel em direito, postular em juízo representando o Estado, ou
falar por ele, como queiram, se ele mesmo (presidente da comissão de
estágio e exame de ordem da OAB), menciona o fato de que sem a
carteira, o bacharel não assina nem petição??? - PALAVRAS DELE! - ONDE
ESTÁ O RESPEITO AO PRINCÍPIO DA ISONOMIA??
A teor da lei - Estatuto do advogado), eles não poderiam,
não é mesmo, é prerrogativa do advogado e não do bacharel...pois é...
2º
"O recordista nacional de tentativas já passou mais tempo em
cursinhos preparatórios para o exame do que na faculdade.
- O recorde é de um candidato que fez 17 exames de
ordem e nunca passou. Ele ainda tenta - conta Braz Martins. "
Comentário:
Note que chega
às raias do desrespeito tal comentário, principalmente o "ele ainda
tenta", que dá uma conotação de sarcasmo e humilhação ao bacharel em
questão. Esse "...ele ainda tenta",
indiretamente, lendo nas entrelinhas, que ele deveria desistir, pois não tem
competência para passar; sendo que o que temos ouvido dos dirigentes da OAB,
das estrelas que dão entrevistas, que o exame tende a ficar cada vez mais dificil, fundamentando na tal necessidade de selecionar os
bons advogados. TRATA-SE DE DESCARADA CENSURA PRÉVIA - COMO ELE
PODE PREVER QUE A REPROVAÇÃO NO EXAME, DEMONSTRA A QUALIDADE DO PROFISSIONAL?
Se este senhor
fosse um pouco mais informado, além das "forças ocultas", que
reprovam a maioria dos candidatos, saberia que inúmeros fatores influenciam na
aprovação ou não dos candidatos, um deles, é o próprio exame, que atemoriza os
candidatos, e os mata de ansiedade, ante o grande número de reprovações, entre
outras tantas, abaixo em exemplo.
Em três provas
que fiz, eu tinha certeza absoluta das respostas dadas a determinadas
disciplinas, sabia que havia respondido certo, mas quando o gabarito saiu, justamente estas, não conferiam com o
gabarito oficial apresentado pela OAB, ou seja, eu acertei, mas meu gabarito
não batia com o da ordem. Se tivesse ocorrido em apenas uma prova, poderiam dizer;
ela marcou errado na hora de passar para o gabarito...Mas
em três provas??? Só na última que fiz, perdi 8 questões, as quais respondi corretamente, eu sabia as respostas;
estranhamente, ao conferir, estavam posicionadas de forma diferente no gabarito
OAB - Coincidência?
Além
disso, deveria ser permitido ao candidato levar sua prova junto com
ele ao final do exame, por que retê-la?
Por que temos
que assinalar as questões na folha de provas à lápis?
Por que as
provas só são disponibilizadas no site da OAB, depois de 24 horas, quando o
certo, seria disponibilizá-la, logo após o término da prova?
Quem fiscaliza o
exame de ordem? - A própria ordem??? - Alguma coisa está errada nessa história,
e muito!
Outro exemplo,
um colega de faculdade, me disse que não se conformava de eu não ter sido
aprovada, quando ele, que só soube responder com certeza, 20 questões, o
resto ele chutou todas!...ou seja, o fator sorte,
o colocou na lista de aprovados, com 20 pontos. (bom pra ele, desejo o maior
sucesso), o comentário é só para demonstrar que tal exame é questionável,
quanto aos fins.
Diante disso,
pergunto: O exame de ordem prova conhecimento?