Bacharéis passam pelo crivo da
OAB
O Liberal,
21.08.2007
ADVOGADOS Exame de Ordem atrai no Pará 650 candidatos em busca de
registro
Vinte
estados brasileiro, entre eles o Pará, realizaram ontem, 19, pela primeira vez
de forma unificada o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A decisão de
realizar uma prova única foi tomada durante reunião realizada
Belém
registrou 508 inscrições, com nove faltosos. Em Marabá, apenas três dos 51
inscritos faltaram ao exame e, em Santarém, todos os 107 inscritos compareceram
para prestar o exame.
'O
conteúdo das provas foi definido pelo Cespe-UNB,
com base no currículo dos cursos de Direito determinado pelo Ministério da
Educação', afirma o presidente da Comissão de Exame no Pará. Segundo ele, as
provas devem manter o padrão de eliminação registrado nos últimos anos. 'Houve
uma massificação do ensino jurídico no Brasil que levou a uma série de
problemas na formação dos bacharéis. Se todos os cursos fossem bons não seria
necessário ou exame de Ordem ou, no mínimo, eles não reprovariam tanto',
explica Dantas.
Os
exames de Ordem são realizados três vezes por ano: em abril, em agosto e em
dezembro. 'Os exames de abril e de dezembro são os mais concorridos. No exame
de abril deste ano tivemos mais de mi inscritos', conta o presidente da
Comissão. A prova de ontem foi objetiva, com 100 questões. Para se classificar
para a segunda fase o candidato precisará acertar pelo menos metade das
questões. A previsão é que o gabarito da prova objetiva seja divulgado amanhã.
Já o resultado da prova deverá ser divulgado no dia 3 de setembro.
A segunda fase do Exame será no dia 30 de setembro. Trata-se da prova subjetiva, em que o candidato precisará escrever uma peça processual e responder mais cinco perguntas. 'Essa é uma prova que o candidato pode fazer consulta a livros jurídicos', diz Dantas. O resultado final só será divulgado dentro de três meses.