A R E S E R V A D E
M E R C A D O
Comentário – VITAL MOREIRA
20.10.2004
Sou muito
crítico desde há muito tempo da tendência
malthusiana das ordens profissionais, no sentido de restringirem
excessivamente o acesso à profissão, o que fazem pelos mais variados modos:
elevando os requisitos académicos, conseguindo limitar logo o acesso aos cursos
(como sucedeu escandalosamente com a Medicina), exigindo a
"creditação" dos cursos pelas próprias ordens, criando barreiras ao
acesso (exames à entrada), estabelecendo longos estágios profissionais,
agravando a exigência dos exames de estágio, de modo a reprovar muitos
candidatos, fixando taxas incomportáveis de estágio e de exame, etc.
Infelizmente os estatutos das ordens, cujos
projectos são elaborados pelas mesmas, são em geral "carimbados" sem
discussão pela AR ou pelo Governo, sem que se definam as salvaguardas
necessárias para garantir a liberdade de acesso.
Penso que
neste momento existem entre nós restrições
desproporcionadas e injustificáveis à liberdade profissional.