6. COMO FAZER LINKS NO WORD

 

O que é link? De ligação, enlace, conexão.

 

O link serve para você clicar em cima, com o botão esquerdo do mouse, e assim vai abrir uma nova página, que poderá ser no seu computador, uma página do word, ou poderá ser uma página da internet.

 

No computador, você poderá utilizar os links para fazer uma exposição com o datashow, conforme será explicado posteriormente.

 

Mas observe, desde logo, que você poderá fazer os links no seu computador, no próprio documento do word, ou  no page builder, na internet.

 

Portanto, Dica 1: tipos de link:

(no word ou no page builder)

 

Existem duas possibilidades para você fazer os links:

 

a)     ou você cria o link logo no seu computador, no seu texto do word, sem acessar a internet, e antes de transformar o seu documento do word em html, para depois transferi-lo para a internet.

 

b) a outra opção é criar o link no page builder. Quando você estiver construindo uma página no page builder, você também poderá criar links, para as suas outras páginas e até mesmo  para páginas de outros sites da internet. Por exemplo, para o site do STF. (www.stf.gov.br)

 

Dica 2: Links internos e externos:

 

Tanto no word, como no page builder, você poderá criar links internos ou externos.

 

Se você criar links para as suas próprias páginas, eles serão chamados links internos. Um link para o site do STF, por exemplo, ou para o endereço de um artigo da internet, de um site qualquer, será um “link externo”.

 

Então, no page builder, por exemplo, você poderá criar um link para o seu artigo1, que você vai transferir para a internet com o FTP (veja a seguir, na Dica 4). Quando alguém acessar a sua página da internet, bastará clicar no link correspondente ao artigo1, para acessar e ler o seu texto.

 

Ou então, você poderá colocar, na sua página, um link para o STF (www.stf.gov.br) Assim, bastará clicar nesse link, por exemplo, para acessar a página do STF e fazer a pesquisa de jurisprudência.

 

Veja depois o tópico “Como fazer links no page builder”.

 

Por que eu não explico logo este assunto?

 

Porque, por enquanto, você ainda está trabalhando no seu computador, desconectado da internet. Esta é uma primeira fase, de preparação, para que depois, quando acessar a internet e fizer o seu cadastro, você possa acessar o page builder e aprender a construir a sua página, colocar os textos, os links, as figuras, etc., sem precisar “quebrar a cabeça”.

 

Dica 3: vantagem do link feito no word:

 

Qual é a vantagem, então, de colocar os links logo no word?

a)  Eu, por exemplo, quando preparo um artigo em word, digito logo lá em baixo “Voltar para a PÁGINA PRINCIPAL” e crio o link para o endereço www.profpito.com,  que é o mesmo que: www.profpito.com/index.html.

 

Assim, depois de transformado em html e colocado na internet, você vai ler o meu artigo e depois poderá clicar em “Voltar para a PÁGINA PRINCIPAL

 

b)  Ou então, eu posso criar um link para um endereço de e.mail, como profpito@yahoo.com (na hora de criar o link, vai aparecer na “caixa de diálogo” a opção, para você escolher)

 

Dica 4: Esse artigo já transformado em html vai ser colocado na internet, através de um programa chamado FTP (file transfer protocol), ou seja, um programa que transfere os arquivos do seu computador para um arquivo que poderá ser encontrado em um “endereço” da internet, conforme eu já expliquei. Portanto, não haverá necessidade de trabalhar esse arquivo no page builder.

 

         Evidentemente, você poderia escrever o seu artigo diretamente no page builder, mas existem alguns inconvenientes. Primeiro, a sua conta telefônica, porque você ficaria conectado na internet enquanto estivesse trabalhando no seu texto. O segundo inconveniente é que a conexão poderá “cair”, ou o programa poderá “travar”, e você vai perder o trabalho que já fez, e vai ter que começar tudo de novo.

 

         Mas, depois de tantas dicas, vamos ver como é que se faz um link no word. É muito simples, e também muito útil.

 

Aliás, esses links no word podem ser utilizados também para você fazer uma exposição em público, ou para dar uma aula qualquer e até mesmo para a defesa da sua dissertação do mestrado, por exemplo. Em vez de usar transparências, ou então o programa “powerpoint”, você pode organizar todo o seu material em word, fazendo os links entre os diversos documentos.

 

Depois, você leva para a sala de aula o seu computador, ou de preferência o seu notebook, que será conectado ao projetor (data show), para que você possa fazer a sua exposição. A maioria das universidades possui esse aparelho, que aliás é bastante caro, uns 3.000 dólares.

 

         Veja a seguir, também, o tópico

“Como fazer uma exposição com o datashow”.

 

         Bem, finalmente:

COMO FAZER O LINK NO WORD:

 

         Abra um documento do word.

Digite umas duas ou três palavras, só para experimentar.

Clique no botão esquerdo do mouse para destacar uma dessas palavras.

Depois, clique lá na barra superior do word em “inserir” e depois em “hyperlink”.

Na caixa que vai abrir, logo em cima, onde está escrito “vincular a arquivo ou url”, você vai poder digitar o endereço da internet (url). Por exemplo: www.stf.gov.br, que é o endereço da página do Supremo Tribunal Federal.

 

         Para fazer um link para um arquivo do seu computador, siga os mesmos passos, “inserir”,  e “hyperlink” e depois clique lá em cima, em “procurar”.

Na outra caixa que vai abrir, você vai poder selecionar o documento que você quer vincular a este link.

Clique nesse documento, e na outra caixa que abrir, clique em OK.

Depois, confira se funcionou.

 

Dica 1: observe que esses links para os arquivos do seu computador têm aquilo que se chama um “caminho”:

 

MEUSDOCUMENTOS/ARTIGOS/CONSTITUCIONAL/artigo1.doc, por exemplo.

 

Se algum desses elementos for alterado, o link vai deixar de funcionar. Assim, se você criar outras pastas, para organizar melhor o seu computador, de maneira a alterar o caminho para o artigo1.doc, o link não vai mais funcionar. Terá que ser corrigido, terá que ser feito novamente esse link.

 

Dica 2: Bem, agora que você já sabe como fazer os links, basta usar a sua imaginação, para preparar a sua aula, ou para preparar o texto que você vai colocar na internet. Você pode colocar diversos links no seu texto. Esses links poderão estabelecer ligação com outros textos que você vai colocar também na internet, ou até mesmo com textos de outros sites, com jurisprudência, doutrina, legislação, notícias, etc.

 

Bem, agora só falta você se cadastrar no Yahoo, para depois aprender a trabalhar com o page builder, onde você vai criar a sua página principal (index) e as páginas secundárias, cada uma delas reunindo um assunto específico (esse planejamento fica por sua conta, evidentemente) e contendo links, por exemplo, para todos os artigos doutrinários, seus ou de outros sites,  que tratam daquele assunto. Você vai aprender, também, a colocar figuras na sua página, e a colocar na internet os seus documentos já transformados em html.