5. CÓPIA DE FIGURAS DA INTERNET

 

         Você pode também copiar figuras, fotos, etc, da internet, para depois usá-las na sua página.

 

         Até mesmo figuras animadas, como as que aparecem na minha página homepage.html, que você acabou de acessar, poderão ser copiadas da internet, e guardadas no seu computador.

 

Neste ponto, existe apenas um problema: para você poder ver essas figuras, depois de “baixadas” (download) para o seu computador, é preciso que esteja instalado, no seu computador, um programa apropriado. Eu uso o ACDSee. Todos esses programas, se você não preferir comprar, você poderá baixá-los gratuitamente da internet. Mas se você tiver algum problema para arrumar o seu computador, o jeito é chamar o seu filho caçula, ou então, em último caso, o especialista.

 

         Dica: no programa page builder, do Yahoo, você vai poder colocar essas figuras na sua página. Depois, eu vou explicar como. No entanto, é preciso prestar atenção, desde logo, para o “peso” ou “tamanho” da figura, ou seja, para os “kb” (kbaites).

 

Se você colocar muitas figuras “pesadas” na sua página, ela pode até ficar muito bonita, mas pode ficar “pesada” demais, e ninguém vai ter paciência para ficar esperando muito tempo para ver a sua página. Uma página que fique, depois de pronta,  com um peso total de uns 50 kbites, estará bem razoável.

 

Como você vai saber esse peso?

 

Depois que estivermos na internet, construindo a sua página, você vai aprender a acessar uma página do yahoo, que se chama “gerenciador de arquivos”. Lá, você vai ter essas informações, e vai poder também duplicar, apagar , renomear páginas, etc., e vai saber também quantos megas você já usou, dos 15 gratuitos de que você dispõe.

 

Muito Bem:

 

Para copiar uma figura da internet, basta que você clique em cima dessa figura com o botão direito do mouse. Na caixa que vai abrir, clique em “SALVAR FIGURA COMO”.

 

Se a caixa não abrir, é porque esse tipo de figura que você tentou copiar não pode ser copiado. Em certos casos, a cópia estará bloqueada, e você vai até mesmo ler um aviso, dizendo que é proibido fazer “right click”.

 

Mas se funcionar, na próxima caixa que abrir, você vai poder escolher a pasta do seu computador onde vai guardar essa figura, para usá-la posteriormente no seu site.

 

Lembre-se:

 

É interessante que você organize essas figuras por assunto, no seu computador, da mesma forma como você deve fazer também com os artigos doutrinários, as notícias, a jurisprudência, etc,  para facilitar o seu trabalho, posteriormente.

 

Você pode, por exemplo, criar uma PASTA chamada FIGURAS, e depois, dentro dessa pasta, pode criar várias outras, uma pasta para setas, outra para barras horizontais, outra para barras verticais, outra para bandeiras, outra para balanças, etc.

 

Evidentemente, existem programas que permitem que você modifique essas figuras, e também permitem que você crie as suas próprias figuras. Mas isso é melhor que você deixe para aprender depois, se achar necessário, porque por enquanto, surfando na internet, você vai encontrar muitas figuras que certamente vão lhe servir. Basta que você as copie, e organize nas pastas do seu computador, para futura utilização.

 

Sabe as barras verticais que eu tenho no meu site?  Elas eram todas horizontais, e foram depois duplicadas por mim, e transformadas (as cópias) em barras verticais, no meu computador. Eu agora tenho uma coleção, de todos os tipos e cores, horizontais e verticais.

 

Só tem um problema. Depois de transformada em vertical, a barra precisa receber um nome diferente do nome da barra horizontal. Basta acrescentar uma letra qualquer, por exemplo.

 

Por que?

 

Porque se isso não for feito, e você colocar as duas barras, a vertical e a horizontal, no seu site, com o mesmo nome, vai dar problema, e elas não vão aparecer corretamente.

 

Voltar para a Página: Como construir uma home page