16. COMO FAZER UMA EXPOSIÇÃO COM O DATASHOW

 

Já foi explicado, no tópico correspondente, como fazer links no Word, e já foi dito, também, que esses links podem ser utilizados para fazer uma exposição em público, para dar uma aula e até mesmo para fazer a defesa de uma dissertação de mestrado.

 

         Esta é uma alternativa bastante prática, que substitui com muitas vantagens o emprego das antigas “transparências”, e até mesmo o uso do programa “PowerPoint ”.

 

O datashow é um projetor que pode ser conectado a um computador, ou a um notebook.  Existem até mesmo alguns notebooks mais modernos, que já são providos de um sistema de projeção.

 

Assim, o professor que há vinte anos estava limitado ao quadro de giz e à distribuição de material mimeografado, como meios auxiliares para a sua exposição, pode hoje dispor também, na sala de aula, dos enormes recursos do computador, e pode até mesmo utilizar a internet, para disponibilizar aos alunos o seu material de classe.

 

O datashow vai projetar tudo o que você tiver no seu computador, como por exemplo um documento do Word, que você mesmo digitou, e até mesmo uma página da internet, que você “salvou” no seu computador. Isso significa que todo o material pesquisado, como doutrina, jurisprudência e legislação, e que você já arquivou no seu computador, poderá ser também diretamente utilizado na sua exposição, com o uso do datashow.

 

Exemplo:

A seguir, apenas para exemplificar, você tem um plano de aula referente à tutela constitucional das liberdades, que foi utilizado por mim, para uma revisão da matéria de Direito Constitucional. Observe que existem nesse plano vários links, e a cada um desses links corresponde, no meu computador, mais um “documento do Word”, que deverá abrir mediante um simples “clic” no link, durante a exposição feita com a utilização do datashow. Observe que são 14 links, cada um deles correspondendo a mais um documento do Word.

 

5. TUTELA CONSTITUCIONAL DAS LIBERDADES

5.1. EFETIVAÇÃO dos direitos: efetivação extraordinária, remédios constitucionais: HC, MS, HD, MI e AP.

5.2. Habeas Corpus. CF, art. 5o, LXVIII + CPP + Regimento Interno do STF

5.3. Mandado de Segurança. CF, art. 5o, LXIX e LXX + Lei 1533/51 + Regimento Interno do STF

5.4. Habeas Data. CF, art. 5o, LXXII

LEI 9507/97

5.5. Mandado de Injunção. CF, art. 5o, LXXI

5.5.1. O Mandado de Injunção e a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão.

5.6. Ação Popular. CF, art. 5o, LXXIII + Lei 4717/65

 TESTE

GABARITOS

 

         Portanto, se você pretende fazer uma exposição utilizando o seu computador e o datashow, faça o seguinte:

 

1.       Abra uma PASTA no seu computador, denominada por exemplo AULA.

2.       Dentro dessa Pasta, você vai organizar todo o material a ser utilizado para essa exposição. Você poderá ainda criar diversas PASTAS, dentro da primeira, se for necessário, e em cada uma dessas pastas você irá guardar os diversos documentos do Word que deverão abrir quando você clicar nos links criados no PLANO DE AULA.

3.       A seguir, você irá preparar um PLANO DE AULA, semelhante ao exemplo acima, e irá preparar cada um dos diversos documentos do Word (14, no exemplo dado), que contenham, como no exemplo acima, artigos da Constituição, textos legais, os testes que deverão ser aplicados após a exposição da matéria, etc.

4.       Finalmente, depois de tudo pronto, faça os links no PLANO DE AULA, para cada um dos textos que deverão ser abertos durante a sua exposição. Depois, confira se todos eles estão funcionando corretamente.

 

Dicas:

 

Depois de pronto todo esse material, e depois de criados os links, você não poderá mais mudar a arrumação das pastas ou dos documentos contidos em cada uma delas, porque em caso de alteração, o caminho também será alterado, e o documento não vai mais abrir, quando você clicar no link.

 

    Este assunto já foi explicado, a respeito da criação de links no Word. Portanto, se for necessário alterar essa arrumação das pastas ou dos documentos, você precisará corrigir os links que não estiverem funcionando.

 

    Observe, também, que o seu computador lhe oferece diversas opções para a apresentação desse material, como por exemplo a escolha de uma cor de fundo para o seu documento do Word, bastando para isso clicar em Formatar, e depois em Plano de fundo. Existem ainda muitas outras possibilidades, como a inserção de molduras, caixas de texto, ou figuras existentes no seu computador, e que podem ter sido extraídas da internet, conforme já foi explicado anteriormente.

 

    Mas não se esqueça de que esses textos precisarão ser lidos com facilidade, mesmo pelos seus ouvintes que estiverem nas últimas filas da sala de aula, ou do auditório onde você vai fazer a sua exposição. Por essa razão, é importante fazer um teste preliminar. De um modo geral, porém, pode ser dito, tranqüilamente, que é sempre necessário utilizar letras (ou fontes) de tamanho 20 ou superior.

 

    O resto fica por conta da sua criatividade.