13. OUTROS ASSUNTOS

 

Se você ainda tiver alguma dúvida a respeito da construção de sua homepage, acesse a página de ajuda do Yahoo!Geocities:

 

http://geocities.yahoo.com.br/jursat2000/10.html

 

Esse arquivo, cujo endereço você está vendo acima, foi copiado da internet para o meu computador (download),  foi renomeado como “10.html” e depois foi transferido do computador para o meu site Jursat2000 (upload).

 

Observe que a minha homepage Jursat2000 foi feita no br.geocities, que no entanto está apresentando alguns problemas, como a impossibilidade de superposição de figuras e de caixas de texto.

 

Quando eu iniciei este site, Jursat2000, apenas a título de experiência, e para poder lhe explicar melhor o processo de construção da sua homepage no Geocities em português, verifiquei que está sendo impossível posicionar uma caixa de texto sobre a outra, o que às vezes poderia ser bem útil.

 

 O pagebuilder (editor de html) do br.geocities não está aceitando a sobreposição (overlaping), e mostra umas barras vermelhas. Se você tentar “salvar” a página, não vai conseguir, enquanto não eliminar essas barras vermelhas.

 

Eu também tive esses problemas, quando comecei a construir a minha primeira homepage gratuita, em abril de 2001, no site do geocities em inglês. O endereço era:

http://www.geocities.com/profpito/index.html.

 

Depois, no entanto, foi feito um aperfeiçoamento no editor de html do Geocities (o page builder), que já passou a permitir a sobreposição. Hoje, já existe um aviso, nessa página, a respeito da possibilidade de fazer essa sobreposição: Did You Know....The latest version of PageBuilder supports layers! You can overlap images and text to create more interesting page designs. Also make sure to check out PageBuilder's new Page Effects. Page Effects can be found under the Insert menu, or in the Add-Ons pallette”. Ou seja, em uma tradução rápida: “a última versão do pagebuilder já permite que você sobreponha imagens e textos para criar páginas mais interessantes. Verifique também a nova página de efeitos do pagebuilder, clicando em Insert ou em Add-Ons.”

 

Posteriormente, como o número de acessos ao meu site aumentou, e a página gratuita não permite um volume muito elevado de “downloads”, ou seja, de cópias dos arquivos do meu site, eu resolvi autorizar a sua transformação para a modalidade “Geocities pro”, mediante um pagamento mensal de $8,95 dólares. Existe ainda uma outra modalidade, mais simples, e duas outras mais dispendiosas.

 

Clique aqui para ver todas as opções existentes, que podem lhe interessar, no futuro:

http://geocities.yahoo.com/ps/info3

 

 

Bem, mas depois desse “upgrade”, o endereço do meu site passou a ser http://www.profpito.com/ ou simplesmente  http://profpito.com

 

Portanto, se você tiver problemas com o br.geocities, nada impede que você acesse o geocities, em inglês, e crie um outro site, para nele construir, efetivamente, as suas páginas, com maiores recursos técnicos. Você poderá usar a sua mesma identidade e a sua senha do Yahoo, para construir esse outro site no geocities em inglês.

 

Veja bem:

 

Tudo o que já foi explicado, a respeito da construção da sua homepage, se refere ao geocities em português (br.geocities).

 

No entanto, agora que você já aprendeu a usar o pagebuilder, o FTP e o gerenciador de arquivos, acho que não haverá maiores problemas para que você possa utilizar o geocities em inglês, mesmo que você não domine bem esse idioma. 

 

Mas, de qualquer maneira,  não abandone o site do br.geocities, porque ele poderá servir para colocar os seus arquivos. Afinal, são mais quinze megas de espaço. Você só vai precisar prestar atenção, depois, para fazer os links corretos para esses arquivos.

 

Aproveite para anotar alguns links do Geocities:

 

 Inglês : http://geocities.yahoo.com/

Brasil: http://br.geocities.yahoo.com/

Espanha: http://es.geocities.yahoo.com/

México: http://mx.geocities.yahoo.com/

Itália: http://it.geocities.yahoo.com/

 

 

Lembre-se:

 

Você poderá optar, na hora de abrir o FTP, se você quer fazer o upload de um arquivo do seu computador para o seu site no br.geocities, ou para o seu site do geocities.

 

Depois, é claro que, se o arquivo estiver no br.geocities, o endereço será diferente do endereço de um arquivo que esteja no geocities. Isso tudo você já entendeu perfeitamente, não é?

 

 

Divulgação:

 

Agora, que o seu site já está pronto, ou quase pronto, será preciso fazer a divulgação, o que poderá ser feito gratuitamente, pelo próprio Yahoo!Geocities.  Acesse este link, e siga as instruções:

http://br.geocities.yahoo.com/profile

 

Essa divulgação é importante, porque permitirá a qualquer pessoa encontrar as suas páginas, quando estiver fazendo qualquer pesquisa na internet. Em caso contrário, a sua página somente será encontrada pelas pessoas que forem informadas do seu endereço (url).

 

Estatísticas:

 

Você também poderá saber quantos visitantes o seu site recebeu.

 

Acesse o link:

http://br.geocities.yahoo.com/stats , que lhe fornecerá as estatísticas para todas as suas páginas, por hora, por dia, por semana e por mês.

 

Para mais alguma dúvida, acesse a ajuda das estatísticas: http://help.yahoo.com/help/br/geo/gstat/

 

Contador:

 

         Também é interessante colocar um contador, pelo menos na sua página principal. Você poderá escolher o tamanho, as cores, etc.

 

Acesse este link, e siga as instruções:

http://br.geocities.yahoo.com/stats/setup

 

         O inconveniente que existe no contador é que se ocorrer uma alteração no seu site, ele será zerado. Isso aconteceu comigo, por exemplo, quando o meu site gratuito foi transformado para a modalidade Geocities Pro.

 

Yahoo- Fotos:

 

Você poderá colocar fotos nas suas páginas, usando o pagebuilder, como já foi explicado, e também poderá organizar essas fotos como desejar. No entanto, não se esqueça de que elas não devem ser muito “pesadas” (mais de 100 kbytes cada uma, por exemplo), porque elas vão ocupar espaço no seu site, que dispõe apenas de 15 megas. Ou seja, daria apenas para 150 fotos de 100 kbytes. Certo?

 

            No entanto, existe uma outra opção, porque o Yahoo oferece, gratuitamente,  um espaço de 30 megas para as suas fotos. Para isso, basta acessar o link abaixo, usar o seu nome e a sua senha, e seguir as instruções.

http://br.photos.yahoo.com

 

Acesso gratuito:

 

         Se você estiver precisando de um provedor, pode experimentar o acesso do Yahoo, no seguinte endereço:

http://br.acesso.yahoo.com/

 

Outra opção é o acesso gratuito do ig, que eu já estou utilizando há bastante tempo, sem qualquer problema. Acesse a página: http://www.ig.com.br

 

Depois de totalmente “carregada” a página, clique na barra azul inferior, em cadastre-se, e siga as instruções.