12. COMO USAR O GERENCIADOR DE ARQUIVOS

 

Bem, acesse de novo  http://br.geocities.yahoo.com/

e depois clique em Gerenciador de Arquivos.

 

Em seguida, você terá uma página como esta: Gerenciador de arquivos.

 

Da mesma forma como na página do FTP, verifique que no gerenciador de arquivos também constarão o seunome (a sua identidade do Yahoo), e a URL do seu site.

 

Verifique que aqui também existe um link para que você coloque um contador na sua página (ou nas suas páginas). Isso será objeto do próximo tópico: “13. Outros assuntos”.

 

Existem ainda diversos outros links, inclusive um tira-dúvidas sobre o gerenciador: “Ajuda do gerenciador de arquivos”, bem como um outro link, para você voltar ao FTP.

 

Bem, o gerenciador de arquivos vai servir, basicamente, para você ter uma visão de conjunto das suas páginas, e para conferir o tamanho (kbytes) de cada uma delas. Recorde o que eu já expliquei. Se a página ficar muito “pesada”, ela vai demorar para “abrir”. Cabe a você avaliar as suas necessidades, mas você já sabe que uma página razoável pode ter uns  40 a 70 kbytes.  

 

O gerenciador vai lhe informar, também, o espaço livre no seu site. Veja lá em baixo, à esquerda:

 

Espaço usado: 21 kbytes. Disponível: 14.978 kbytes.

Não gastei quase nada, ainda, dos 15 megas (ou 15.000 kbytes), não é verdade?

 

Mas agora, verifique as diversas funções do gerenciador de arquivos, nos botões: NOVO, EDITAR, COPIAR, RENOMEAR, MOVER E APAGAR.

 

Os botões que eu realmente acho mais úteis são o COPIAR, o RENOMEAR e o APAGAR.

 

A função COPIAR permite que você duplique uma página que já terminou de construir, salvando esta segunda página com um outro nome, para depois trabalhar essa página no page builder, e modificar apenas o que for necessário. Esta função pode lhe poupar muito trabalho e muita perda de tempo.

 

A função RENOMEAR serve apenas para mudar o nome da sua página, para organizar melhor o seu site. Mas não esqueça que, se você salvar uma segunda página com o mesmo nome de uma página já existente no seu site, ela irá substituir a página anterior. Essa página anterior vai desaparecer completamente. Portanto, tenha cuidado para não perder o seu trabalho.

 

A mesma observação se aplica à função APAGAR. De vez em quando, pode ser necessário eliminar do seu site as páginas inúteis, que estejam apenas ocupando espaço. Mas é preciso também ter cuidado, para você não apagar o que não deve.

 

Bem, acho que agora a sua página já deve estar quase pronta, porque pronta, na verdade, ela nunca deverá ficar. Ela vai precisar de constantes atualizações. Não esqueça que a sua página é um instrumento muito importante, e de muita responsabilidade. O essencial é que ela tenha conteúdo, e não seja mais uma, como muitas que existem por aí, que eu prefiro não enumerar, para não cometer injustiças, e que se resumem a belas fachadas de alta tecnologia, de “flash”, e etc., mas que não servem para nada, absolutamente, a não ser para divulgar as fotos das diretorias desses órgãos, ou os currículos de seus titulares. Mas eu confio em você, e foi por essa razão que eu resolvi lhe ajudar a  fazer a sua home page.

 

Desejo-lhe todo o sucesso possível, espero que você procure contribuir para a divulgação da cultura jurídica e espero, também, que você coloque, no seu novo site, um link para a minha página: www.profpito.com

 

Outros assuntos complementares serão abordados no próximo tópico, como os referentes à divulgação do seu site, e ao seu futuro upgrade (quando você já estiver precisando de mais espaço, e de maiores recursos, e estiver também disposto a pagar por isso).