11. COMO USAR O FTP

 

Agora, vamos acessar novamente aquele endereço, que você já salvou nos favoritos:

 

http://br.geocities.yahoo.com/

 

Esta é a mesma página de entrada, que você acessou para construir a sua home page. Depois de se identificar, com a sua ID do Yahoo e com a sua senha, clique em FTP e carregamento fácil.

 

A seguir, vai abrir uma página como esta, apenas com a diferença de que naquela barra superior, em vez de “Olá, Jursat2000”, constará o seunome (a sua identidade do Yahoo).

 

Da mesma forma, à direita constará a URL do seu site, conforme já foi explicado.

 

Se você clicar em Mudar, lá em cima, você sairá do sistema, e poderá voltar e se identificar com outra ID Yahoo. Entendeu? Você pode fazer dois cadastros, e ter dois sites, cada um com uma identidade (a senha poderá ser a mesma).

 

Bem, recapitulando: a finalidade deste programa, o FTP, é “carregar” para o seu site os arquivos já preparados no seu computador, e que já estão salvos em html ou em htm. 

 

Como já sugerido anteriormente, antes de se conectar na internet, para utilizar o FTP, você já deve estar com os seus documentos html ou htm (é interessante uniformizar isso, para evitar enganos e problemas) prontos, no seu computador, para serem “carregados”. De preferência, eles até podem estar no diskete, que fica mais fácil de localizar. Se precisar rever o assunto, leia o tópico 3: “Criação de documentos em html”.

 

Mas uma vez acessado o FTP, verifique que você poderá carregar até cinco arquivos, de cada vez.

 

Clique em procurar, localize o arquivo no seu computador, ou vá diretamente ao diskete, onde você já colocou os arquivos que quer carregar para o seu site. Clique em cima do primeiro arquivo, e ele vai aparecer na primeira linha. Repita a operação, até selecionar os cinco arquivos que serão carregados, se for o caso. Se você cometer algum engano, poderá apagar, clicando em Limpar.

Observe que você pode ainda selecionar, lá em baixo, “Converter automaticamente em letra minúscula os nomes de arquivo”, e   “Mudar automaticamente as extensões ".htm" para ".html"

O motivo, se você não se lembra, é evitar aquelas confusões que depois impedirão que o seu arquivo seja “encontrado” na internet, porque o endereço constante do link acabará ficando diferente do endereço real.

Lembre, também, que o nome do seu arquivo não pode conter espaços. (ou o FTP não vai carregar esse arquivo)

Bem, mas feito isso, estando tudo pronto, você já poderá clicar em Carregar arquivos. Depois disso, bastará aguardar um pouco para que o processo esteja concluído, quando então aparecerá uma mensagem, informando se o processo foi bem sucedido. Se ocorreu algum problema, será então necessário descobrir qual o erro que terá sido cometido.

Carregados com sucesso os seus arquivos, bastará que você faça os links para esses arquivos, abrindo as suas páginas com o page builder (se é que isso ainda não foi feito).

Observação:

Esses links já poderão ter sido feitos no seu computador, nos próprios documentos do Word, que depois foram transformados em html, para serem “carregados” no seu site, com o auxílio do FTP. A respeito deste assunto, veja o tópico 6. Como fazer links no Word.

Para mais alguma dúvida, você ainda poderá dispor da ajuda do FTP. (o link está lá em baixo, à direita).

Concluído esse processo de carregar os seus arquivos para a internet, com o FTP, você talvez ainda precise acessar o Gerenciador de arquivos. Existe um link nessa página do FTP, lá em cima, assim como também existe esse link na página http://br.geocities.yahoo.com/, que já está salva nos seus favoritos.

O assunto será objeto do próximo tópico.