1. APRESENTAÇÃO

 

        

Não há dúvida de que a elaboração de uma página pessoal pode ser de muita utilidade, tanto para o estudante de direito como para o profissional, porque ela pode ser utilizada como um importante instrumento de trabalho e de divulgação.

 

         Qualquer pessoa que tenha um pouco de paciência, um computador conectado na internet e alguma vontade de aprender, poderá construir a sua home page, mesmo que não tenha a menor noção a respeito de programação, html e outras siglas cabalísticas. Assim, não se preocupe, porque você vai aprender com a maior facilidade, e depois que já estiver bem familiarizado com todos esses assuntos, vai compreender ainda melhor todas as vantagens da utilização da internet.

 

Afinal de contas, eu consegui fazer a minha home page e consegui aprender tudo o que vou tentar lhe transmitir, sem ter também nenhum conhecimento a respeito de programação.

 

         Portanto, se você já possui alguns conhecimentos básicos, referentes à utilização do computador e da internet, agora você não terá mais qualquer dificuldade para fazer a sua página gratuita, que depois poderá ser ampliada, se houver necessidade, caso você tenha muito material para colocar no seu site, e você poderá fazer aquilo que o Yahoo denomina de upgrade, ou seja, você vai passar a ter um site maior, e vai pagar mensalmente um determinado valor, dependendo do plano escolhido. No meu caso, hoje eu pago aproximadamente nove dólares e tenho direito a 25 megas de arquivos, podendo ser feito um download  mensal de 10 megas.

 

O que é download? É a transferência dos dados, que estão na internet, para o seu computador. Se mil pessoas acessarem o meu site, digamos, e cada uma delas acessar duas ou três páginas, o download será bem alto, dependendo também do “tamanho”, ou do “peso”,  de cada página.

 

         O que é isso? Bem, para exemplificar, verifique no seu computador o “tamanho” de um “documento do Word”. Basta clicar nele com o botão direito do mouse, e depois clicar em “propriedades”. Esta “apresentação”, por exemplo, que eu estou digitando no meu computador, para depois “jogar” na internet, já está com quase 26 kb (kilobites). Ou seja: seriam necessários uns quarenta documentos deste, para completar um mega. Lembre-se de que o site gratuito do Yahoo, como eu já falei, dá direito a quinze megas. Portanto, aproximadamente 600 documentos semelhantes a este. Será suficiente para você?

 

A minha página foi construída em maio de 2001. Inicialmente era gratuita, e assim dava direito a apenas 15 megas de arquivos. Com o aumento de downloads, após o primeiro ano de funcionamento do site, passei a receber e.mails do Yahoo, oferecendo o upgrade, porque devido ao excesso de downloads, a minha página poderia ficar, eventualmente, fora do ar. Por esse motivo, decidi aceitar o upgrade do meu site para o plano “Pro”, que é um plano intermediário. Nem o mais caro, nem o mais barato.

 

         Pois bem. Você agora pode ter uma página igual ou até melhor do que a minha, evidentemente. Para construir este site, eu tive que “quebrar a cabeça”. Tentei várias opções, antes de conseguir aprender a fazer a página no Yahoo, e aprender a trabalhar com o programa page builder, que aliás não existia em português. Por esse motivo, o “endereço” (url) do meu site é: http://www.profpito.com,  sem o “br

 

Mas para você, tudo deverá ser bem mais fácil, porque agora já existe o page builder em português, e também porque eu vou lhe dar a orientação necessária.

 

Como você vai me pagar?

Bem, de três maneiras:

a) a primeira, ficando satisfeito com os resultados que você vai conseguir;

b) a segunda, divulgando os seus trabalhos jurídicos, que talvez me interessem, também;

c) a terceira, incluindo o endereço da minha página nos links do seu novo site jurídico. Certo?

 

Mas o que são links?

 

Calma, vamos começar pelo começo. Fica mais fácil. De qualquer maneira, observe logo, lá em baixo, o link que eu fiz, para você clicar em cima e voltar para a página “homepage”.

 

Clique nesse link, e observe o “endereço” completo dessa página. Basta você colocar a seta do mouse em cima do link, e você vai ver o “endereço” no seu monitor, em uma janela na parte de baixo do internet explorer. O endereço aparecerá também no seu computador, quando você acessar a página, em uma janela do internet explorer, lá em cima:

Assim: http://www.profpito.com/homepage.html.

 

O nome da página, portanto, é “homepage”. Assim mesmo, sem maiúsculas, acentos, cedilhas, etc.

Verifica-se, também, que é uma página html, e não htm. Tudo isto é muito importante, e depois será melhor explicado.

 

Bem, VAMOS AO TRABALHO:

 

Inicialmente, em duas etapas:

1.     TRABALHANDO NO COMPUTADOR, onde eu vou tentar lhe explicar, por exemplo, como fazer aquele link lá em baixo, e também qual o “endereço” que deve ser atribuído a esse link. Depois, você vai aprender como transformar um “documento do Word”, como esta “apresentação”, que eu estou digitando no meu computador, em um “documento html”, ou “htm”, para depois “jogá-lo” na internet.

 

2.     TRABALHANDO NA INTERNET, onde você vai aprender, entre outras coisas, a trabalhar com o page buildere a colocar todos os seus textos, figuras e fotos no seu site.

 

Mas antes, uma sugestão: imprima as minhas instruções, para que depois você possa consultá-las, ao mesmo tempo em que trabalha no seu computador, e depois na internet, para criar o seu site. Se você não souber como salvar um documento em word, para depois imprimi-lo, veja a seguir, no item: Cópia de textos da internet.

 

Voltar para a página COMO FAZER UMA HOME PAGE